sexta-feira, 20 de agosto de 2010

DIA DO MAÇOM BRASILEIRO



DIA DO MAÇOM BRASILEIRO - 20 DE AGOSTO


A data comemorativa ao Dia do Maçom foi instituída no ano de 1957
A escolha da comemoração recaiu no dia 20 de agosto porque nesse dia, em 1822, as Lojas “Comércio e Artes”, “União e Tranqüilidade” e “Esperança de Niterói” em sessão conjunta, presidida pelo 1° Grande Vigilante Joaquim Gonçalves Ledo, no impedimento do Grande Mestre José Bonifácio, “dirigira um enérgico e fundado discurso demonstrando com as mais solidas rasões, que as actuaes políticas circunstanciais de nossa Pátria e rico fértil e poderoso Brasil, demandavam e exigiam imperiosamente que a sua cathegoria fosse inabalavelmente formada com a proclamação da nossa Independência...”, conforme se registra no livro 1° das atas das Sessões do Grande Oriente do Brasil daquela data.
Sabe-se que a maçonaria brasileira participou ativamente dos acontecimentos políticos de cabal importância para a Pátria tais como a Independência, a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República, tendo sido representada por maçons, dentre os quais são citados José Bonifácio, Gonçalves Ledo, D. Pedro I, Deodoro da Fonseca, Rui Barbosa e muitos outros. Também diversas entidades que prestam relevantes serviços a humanidade foram fundadas por maçons, vejamos alguns exemplos: O Escotismo por Robert Baden Powell, o Rotary Clube por Paul Harris, os Lions Clube por Melvin Jones, os grupos de jovens De Molays por Frank Sherman Land.
Pergunta-se: O que é a maçonaria?
A maçonaria é uma sociedade discreta, na qual homens livres e de bons costumes, denominando-se mutuamente irmãos, cultuam a Liberdade, a Fraternidade e a Igualdade entre os homens. Seus princípios são a Tolerância, a Filantropia e a Justiça. Seu caráter secreto deveu-se a perseguições, a intolerância e a falta de liberdade demonstrada pelos regimes reinantes da época. Hoje, com os ventos democráticos, os maçons preferem manter-se dentro de uma discreta situação, espalhando-se por todos os países do mundo.
Sendo uma sociedade civil sem fins econômicos a maçonaria possui suas agremiações devidamente registradas nos Cartórios Públicos competentes, nada havendo, portanto, de secreto.
A maçonaria não é uma religião. Seus integrantes professam as mais diversas religiões. Como no Brasil a grande maioria dos brasileiros é cristã, adota-se a Bíblia como livro da lei. Em outra nação, o livro que ocupa o lugar de destaque no Templo, poderá ser o Alcorão, o Tora, o livro de Maomé, os Vedas, etc., de acordo com a religião de seus membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário