sábado, 29 de outubro de 2011

DIA NACIONAL DO LIVRO

A leitura é um dos entretenimentos mais útil que o ser humano pode praticar ao longo da vida. O exercício da leitura é um fortalecedor da nossa mente, assim como o exercício físico é para o organismo em geral. Este exercício pode não apresentar transformações nas pessoas, mas com certeza virá amadurecer as virtudes latentes que há em cada indivíduo e alinhar o seu pensamento nas mais diversas áreas do conhecimento.

Para adentrarmos ao conhecimento devemos ter em conta que o ato de ler não se esgota na decodificação pura da palavra ou da linguagem escrita, mas se antecipa e se alonga na inteligência do mundo, porque a leitura do mundo pelo indivíduo precede a leitura da palavra. A leitura não é, pois, lidar apenas com  letras, palavras, aspectos semânticos,   gramaticais ou fonológicos. Ela carrega algo mais complexo que é a inteligência do mundo, aquela que acompanha-nos desde o nascer até o momento final, a morte.

E o que me leva dizer isso tudo?

Pura enrolação?

Não!

Acontece que hoje, 29 de outubro, é o DIA NACIONAL DO LIVRO, data em que no ano de 1810  foi fundada a Biblioteca Nacional por ocasião da transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil. Para comemorarmos tal efeméride nada mais justo do que realçarmos a importância da leitura de livros, seja em edições impressas ou eletrônicas.

Não há razão para uma Biblioteca sem leitores. O que vale um livro na prateleira? Apenas objeto de enfeite ou decoração de ambientes.

O LIVRO foi escrito para ser lido.  Somente assim cumprirá a sua nobre função de  nos esclarecer as linhas de pensamento nas variadas áreas do conhecimento e de desenvolver nossas virtudes.

(IGdeOL, 29/10/11)

Um comentário:

  1. Adorei a postagem, foi bom conhecer teu blog. Aguardo sua visita em meu site: comosefossecronica.webnode.com.br
    E-mail para divulgação: davidsuel@hotmail.com

    ResponderExcluir