terça-feira, 13 de julho de 2010

RECORDAÇÕES

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SÃO BENTO
CARAZINHO (RS) - Jul/2010 - Foto IGdeOL

Quando no silêncio da noite

converso com meus botões,
sinto voar o pensamento
em busca de emoções
e em "flash" instantâneo
visitar muitas regiões.

Como é belo e agradável
na noite calma e serena
sentir, ver e recordar
a vida que valeu a pena,
as amizades deixadas
e os locais que fazem a cena!

Recordar os velhos tempos
da infância e da mocidade,
os brinquedos e os namoros
as paixões sem muito alarde,
a Escola do Laranjal,
minha vila e a cidade!

Vestir meu primeiro terno
que minha mãe fez com carinho,
casimira azul-marinho,
camisa de colarinho,
gravata, já pronto o nó,
sapato preto lustrado
em um lencinho engomado
no bolso do paletó!

E assim, enfatiotado,
tomar o ônibus bem cedo,
sem esquecer o detalhe
de me manter comportado
que o dia muito vale,
é minha primeira missa
como aluno do "La Salle"!

Recordar?...
Ah, que saudades
dos meus tempos de guri,
da minha terra natal,
da "Cruzinha" onde nasci,
das margens do Rio da Várzea
floridas de sarandis
onde junto ao meu pai,
naquelas saudosas tardes
ia pescar lambaris!

E "São Bento",
lembro-me bem,
aquela parada do trem
que hoje me parece lenda,
A "Maria Fumaça" chegando
e o meu avô me esperando
para as férias na fazenda!

Êta que férias gostosas
naqueles dias de infância,
brincar na água da sanga,
correter por toda a estância,
cavalgar no burro manso,
sentir a escola à distância!

E a noite já cansado,
mas livre dos desenganos,
ouvir histórias de fadas,
contos de indios e ciganos
e vovô a declamar solene
o poema "Meus Oito Anos"!

Recordar, diz o poeta,
é viver mais de uma vida,
por isso, hoje em versos,
nesta poesia sentida,
revivo os meus afetos
e a minha terra querida!

(IGdeOL: Amor, singelo amor!, Itapema: Graf.Verdes Mares, 2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário