A leitura é um dos entretenimentos mais útil que o ser humano pode praticar ao longo da vida. O exercício da leitura é um fortalecedor da nossa mente, assim como o exercício físico é para o organismo em geral. Este exercício pode não apresentar transformações nas pessoas, mas com certeza virá amadurecer as virtudes latentes que há em cada indivíduo e alinhar o seu pensamento nas mais diversas áreas do conhecimento.
Para adentrarmos ao conhecimento devemos ter em conta que o ato de ler não se esgota na decodificação pura da palavra ou da linguagem escrita, mas se antecipa e se alonga na inteligência do mundo, porque a leitura do mundo pelo indivíduo precede a leitura da palavra. A leitura não é, pois, lidar apenas com letras, palavras, aspectos semânticos, gramaticais ou fonológicos. Ela carrega algo mais complexo que é a inteligência do mundo, aquela que acompanha-nos desde o nascer até o momento final, a morte.
E o que me leva dizer isso tudo?
Pura enrolação?
Não!
Acontece que hoje, 29 de outubro, é o DIA NACIONAL DO LIVRO, data em que no ano de 1810 foi fundada a Biblioteca Nacional por ocasião da transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil. Para comemorarmos tal efeméride nada mais justo do que realçarmos a importância da leitura de livros, seja em edições impressas ou eletrônicas.
Não há razão para uma Biblioteca sem leitores. O que vale um livro na prateleira? Apenas objeto de enfeite ou decoração de ambientes.
O LIVRO foi escrito para ser lido. Somente assim cumprirá a sua nobre função de nos esclarecer as linhas de pensamento nas variadas áreas do conhecimento e de desenvolver nossas virtudes.
(IGdeOL, 29/10/11)
Adorei a postagem, foi bom conhecer teu blog. Aguardo sua visita em meu site: comosefossecronica.webnode.com.br
ResponderExcluirE-mail para divulgação: davidsuel@hotmail.com